sexta-feira, 25 de junho de 2010

A lição da jarra de água...

A paz, pessoas! Em geral, não gosto de escrever sobre pessoas reais, de citá-las direta ou indiretamente, porém desta vez se faz necessário. No domingo, dia 19/06, durante o culto à noite em nossa congregação, houve um dos acontecimentos mais singelos e marcantes que já pude testemunhar. Creio que, nas palavras da Sil, quem tem os olhos espirituais abertos, pôde ver que o Senhor continua a agir de modo intenso, do modo que ele quer.
Enquanto o irmão Calebe ministrava a palavra do Senhor, trazendo a vida de Mefibosete (chamado de cão morto, em II Samuel, por não se considerar digno de honras), tivemos a oportunidade de aprender...
através de uma jarra de água.
Enquanto ministrava, o servo do Senhor teve sede, buscou a jarra de água disposta no púlpito, e esta estava vazia.
Como sua ministração estava deveras poderosa, ninguém notou seu gesto. Ou quase ninguém. Uma moça, que podemos dizer, não se enquadra no “perfil estético” aceitável, foi a única a notar.
Aleluia!
Ela buscou a jarra de água, saiu e a encheu. Porém, o púlpito é muito
alto, e assim, ela, em uma atitude de humildade e submissão (assim como vemos nas ações da “mulher com fluxo de sangue”, ou da “samaritana à beira do poço”), somente dispôs a jarra, na beirada do púlpito. Era o seu limite. Não poderia transpor aquela barreira.
Foi algo lindo...e maravilhoso!

Enquanto que muitos poderiam criticá-la, ela simplesmente fez aquilo que era certo, que era reto a seus olhos.
Sentiu que deveria servir, auxiliar, o servo do Senhor, e assim o fez! Imagino a alegria que nosso Deus sentiu, ao vê-la, simplesmente, apoiando seu servo.
No entanto, a lição ainda não estava completa.
Ao tentar servir-se de água, o jovem pregador não obteve êxito, por estar somente com uma de suas mãos disponível. Ai aprendemos mais uma lição. Aquele que for o menor dentre vós, será o maior em meu reino”. Vemos que, um dos encarregados de nosso distrito, que poderia portar-se de modo indiferente, ou até mesmo indicar que algum diácono o fizesse, dirigiu-se até o púlpito, e o serviu. Ele poderia ter se esquivado. Poderia ter ignorado. Porém, não o fez. Ele muniu-se de humildade e assim se dirigiu, para servir ao servo do Senhor!
Glórias a Deus!

Ele ainda age hoje, restaurando vidas e demonstrando de modo claro, que todas as coisas fluem do modo como lhe aprouver
.

Liano Benites
Secretário Geral - Jovens BG

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Agenda!!!

A paz!!!

Pessoal, precisamos nos antenar...

Este findi, temos várias atividades, graças a Deus!


Começamos no sábado, às 16h, com o Evangelismo, para o qual todos estão convidados!

Às 18h30, nosso já tradicional Ensaio do Coral!

À noite, a partir das 20h, nosso Culto de Jovens contará, além da presença maravilhosa do Senhor Jesus Cristo, com a presença de um convidado especial, o preletor da noite, Alex Coutinho.

No domingo, dia 27, já pela manhã, às 8h, começa uma grande Consagração, que se estenderá até às 14h.

Às 12h30, teremos a participação dos jovens no Programa Vida Nova, na Rede Mensagem.

Após a tarde de repouso, retomamos as atividades com nossa EBD, às 19h, na sala aos fundos da igreja (lição já disponível no blog).

Para encerrar nosso findi, uma abençoada Ceia do Senhor, no culto à noite!


Enfim, glórias a Deus por todas essas oportunidades de estarmos bem perto dele!


Abraços!!!

Cadastro de Jovens

A paz, pessoal!

Somente um breve comunicado.

Peço a todos os jovens que ainda não estão cadastrados conosco, que procurem a mim, ou a Isabel, para realizar seu cadastro.
Saliento que é muito importante termos seus contatos, endereço, data de aniversário e outros, para que assim, possamos lhes dar o melhor acompanhamento.

Muito obrigado pela gentileza!!!


Liano Benites
Secretário Geral - Jovens BG

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Perfil do Obreiro para os tempos atuais - Parte 3 - Final

A proliferação de instituições pára-denominacionais pode evidenciar a dificuldade da Igreja alcançar todas as áreas da vida secular. Surgem como braços das igrejas locais. Graças a Deus por uma ABU, pelos Atletas de Cristo, pela Missão Vida, que trabalha com mendigos, por um Caminho pra Liberdade, que trabalha com recuperação de meninos de rua. Vão aonde as igrejas locais não podem ir. Não competem com ela, mas ajudam-na.

Mas muitos movimentos surgem porque algumas pessoas têm dificuldades de trabalhar com a igreja local, em relação de amor e sujeição, e buscam alternativas para o seu temperamento. Não é o amor a um segmento do mundo que a Igreja não alcança. É escape. Milito na educação teológica há 15 anos. Graças a Deus por homens e mulheres de Deus que gastam suas vidas formando obreiros para a seara. Mas alguns parecem pessoas que perderam, se não a fé, pelo menos o rumo. Não sabem para onde ir, não têm coragem de ir para o mundo secular, e se entrincheiram em instituições de ensino para destruir a igreja. A ironia, o deboche, o não engajamento em uma igreja local, tudo isso é incompatível com o que se espera de um educador teológico. Quem não ama a igreja local e não está engajado nela não pode ser um educador teológico. Mas não é deles que vim falar. Vim falar do obreiro de Deus em geral.

Com muita convicção, afirmo e sustento: em qualquer área do reino, se o obreiro perdeu o amor pela igreja local, perdeu a autoridade espiritual para o trabalho. A expressão "não sirvo aos homens, mas sirvo a Deus" pode ser uma desculpa tosca para ocultar desprezo pelos irmãos e dificuldades em saber trabalhar em equipe. Sem amor pelos irmãos, como nos diz João, o amor por Deus é falso. Um obreiro precisa amar a Igreja de Cristo em geral e a igreja de Cristo em particular. "Todos os vossos atos sejam feitos em amor", disse Paulo. Principalmente o ato de servir. Aliás, somos chamados para servir e não para senhorear o reino. E um serviço que se qualifica pelo amor. Pode se servir por status, por carência afetiva (o líder sempre é estimado, a não ser que seja um desastre total), por dinheiro, por qualquer motivo, mas o único motivo válido é o amor ao que se faz e a quem se serve. Servimos a Deus, sim, mas servimos o seu povo.

Um obreiro cristocêntrico, bibliocêntrico e eclesiocêntrico pode causar alguma confusão. Três centros? Como pode ser? Quem é cristocêntrico será bibliocêntrico, pois Cristo é o clímax da revelação, como diz Hebreus. Quem for bibliocêntrico será cristocêntrico, pois como disse Jesus, as Escrituras testificam dele. E quem tem a Bíblia e tem Cristo tem a igreja. Quem tem e quem é igreja tem a Bíblia e Cristo. Ame a Cristo de coração. Ame sua Bíblia. Ame a igreja. Aí você será um obreiro que terá o perfil necessário para o mundo de hoje.


Parte 2


Pr. Alexandre Pedroso

Pastor do Distrito Bento Gonçalves.

domingo, 20 de junho de 2010

Escola Dominical


A paz, pessoal!

Bom, o findi foi embora e a semana inicia cheia de espectativas...
Independentemente delas, vamos nos focar naquilo que está em nossas mãos.
Como sabemos, a Escola Bíblica Dominical dos Jovens BG (nome que ganhamos por acaso, mas que pegou), já está funcionando. Todos os domingos, de 19h até 20h, na sala aos fundos da igreja.
Por estarmos no final do trimestre, não há necessidade de adquirir a revista para acompanhar as lições, porém não quer dizer que tenhamos de ignorá-las.

Pra garantir que não haverão desavisados, aqui vai um resuminho da lição do domingo próximo.

PS.: Não deixem para abrir o anexo só no domingo, abram hoje e já comecem a acompanhar a leitura diária desde hoje, segunda-feira!

Graça e paz! Uma ótima semana de estudos a todos!!
!

sábado, 19 de junho de 2010

A importância de ser cheio do Espírito Santo

Mensagem edificante do Pr. Silas Malafaia, de seu livro "A importância de ser cheio do Espírito Santo"

Podemos escolher diversas maneiras para seguir a nossa vida, mas a melhor delas é viver de forma abundante com o poder de Deus. E o segredo para alcançar esta bênção está na admoestação do apóstolo Paulo, feita em Efésios 5.18: E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito (Ef 5.18).
Após Jesus entregar Sua vida na cruz do Calvário para a redenção da humanidade, Ele res
suscitou e apareceu para os discípulos, comissinou-os a pregar as boas-novas de salvação e enviou o Espírito Santo, o Consolador, para que não ficassem órfãos nem desamparados após Ele ter voltado para junto do Pai.
Contudo, muitos cristãos não aproveitam está bênção para trilhar um caminho reto e triunfante na presença do Senhor.
Preferem agir sob os próprios impulsos e esforços, achando que ser cheio do Espírito Santo é apenas confessar o nome de Jesus como único e suficiente Salvador.
É preciso muito mais que isso para ser cheio da presença do Espírito de Deus. Não basta falar em línguas estranhas ou freqüentar os cultos semanalmente. O Senhor espera mais de cada um de nós para revestir-nos com seu poder. Ele deseja que nos tornemos semelhantes a Cristo em nossa maneira de pensar, sentir, falar e agir .
Isto é um processo contínuo, um exercício diário, que visa à santificação e ao crescimento espiritual. Todos os dias somos chamados a despir-nos dos velhos hábitos e assumir a posição de novas criaturas, de filhos de Deus, tendo Jesus como referencial. Só que não podemos fazer isso pelo nosso próprio conhecimento ou poder. Depend
emos do agir do Espírito Santo para alcançar este propósito, porque só aqueles que querem ter uma vida sob o controle de Deus é que alcançam as promessas do Senhor em sua totalidade. É hora de ser cheio do Espírito Santo.
Deus, em cumprimento à Sua promessa em Joel 2.28,29 e em Ezequiel 36.26,27, enviou Seu Espírito para habitar em cada pessoa que aceitou Cristo como seu Salvador e Senhor (ver Atos 1.8; 2.1-11). É pela ação do Espí
rito Santo que o homem é convencido de pecado, de justiça e de juízo, arrepende-se e é santificado, produzindo o fruto do Espírito —que é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gálatas 5.22,23 ARA) e recebendo dons espirituais e ministeriais, para o crescimento e a edificação dos membros do Corpo de Cristo.
O Espírito Santo é o agente responsável pelo novo nascimento, o nascimento espiritual, a regeneração do ser humano, a transformação deste em nova criatura feita à imagem e semelhança de Cristo, para tornar-se, como Ele, um filho de Deus (ver João 3.5; Tito 3.5). Em outras palavras, é o Espírito Santo quem inspira, aconselha, dirige e consola o cristão. É Ele quem deve operar em nós tanto o querer como o efetuar segundo a boa vontade de Deus (Filipenses 2.13).
Foi pela ação e inspiração do Espírito Santo que os profetas veterotestamentários falaram e agiram, revelando aos homens a mensagem e a vontade de Deus, bem como é pela orientação do Espírito que a Igreja de Jesus age e anuncia o Evangelho.
O Espírito de Deus agia na vida dos crentes do Antigo Testamento e também age na vida dos cristãos nos dias de hoje. Mas de uma maneira mais plena, pois não está mais restrito apenas àqueles que presidem sobre outros, mas a todos que fazem parte do Corpo de Cristo.
Entretanto, existe uma diferença entre ser habitação do Espírito e ser cheio do Espírito. Depois da conversão, o coração passa a ser templo do Espírito. Só que este deve ser o Senhor de tudo, com plena liberdade para operar em nós para a glória de Deus. Ele deseja que vivamos de forma transbordante com a presença do Espírito Santo. Só assim conseguiremos testemunhar com autoridade as boas novas à humanidade e sermos vitoriosos sobre o pecado, o mundo e o diabo.
O Espírito Santo é o nosso combustível, o nosso guia, o nosso intercessor! Podemos ser prósperos financeiramente e ter todos os bens materiais desejáveis, mas se não nos enchermos da presença do Espírito de Deus seremos como um carro sem gasolina. Não funcionaremos e não cumpriremos os propósitos para os quais fomos chamados.
Além disso, devemos ser cheios do Espírito Santo: 1) porque um lugar vazio pode ser mal ocupado, trazendo morte e destruição; 2) porque precisamos de amadurecimento espiritual para atingir a estatura de Cristo; 3) porque só uma pessoa cheia do Espírito Santo é mais do que vencedora e estará apta a encontrar-se com Cristo, quando Ele vier buscar a Sua Igreja.
Em suma, encher-se do Espírito é o segredo da vitória em todos os aspectos da nossa vida. O Senhor deseja que Seus filhos sejam cheios do Espírito Santo agora mesmo. Se não estivermos preparados e revestidos de Seu poder, dificilmente desfrutaremos as bênçãos divinas na terra e, muito menos, no céu, ao lado do Pai por toda a eternidade.
Para alcançar este propósito, a primeira coisa a fazer é ter o desejo de ser cheio do Espírito Santo (Mateus 5.6); é querer ardentemente ter comunhão com Ele, ansiar em ser controlado e fortalecido por Deus. Você quer ser cheio do Espírito Santo? Então busque isso.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Quem somos?

Helena em 09 Jun 2010

Olá meus queridos e persistentes amigos, obrigada por esperarem por cada post, mesmo quando este demora a chegar.

Ontem eu estava conversando com meu esposo sobre a importância de sermos e não apenas fazermos!

Investimos tanta energia e tempo em fazermos! Cantamos, trabalhamos, estudamos, pregamos, viajamos, construímos, conquistamos, atendemos, escrevemos para o Blog, para o amigo, para a empresa, fazemos, fazemos e fazemos…

Será que eu invisto a mesma energia e tempo em ser filha de Deus parecida com Ele em cada detalhe? Será que sou a melhor mãe que posso ser? A esposa que posso ser? A filha dos meus pais e a irmã dos meus irmãos? Será que as pessoas são prioridade?

Minha cunhada, esposa do meu irmão, perdeu sua mãe há alguns dias. Não houve tempo de despedidas, de mais um “eu te amo”, de mais um carinho, um abraço, uma bacia de pipoca compartilhada… A vida é assim! De repente acaba.

O que fazemos não faremos mais, mas o que somos pode marcar para sempre a vida de todos que estão ao nosso redor!

Eu tenho feito muito, mas eu estou me empenhando para ser a Helena que Deus quer que eu seja. As outras coisas serão apenas consequência.

Quem é você?

Eu não perguntei o que você faz, mas perguntei quem você é?

Pense sobre isso, pois usando mais uma vez uma canção da Ludmila, termino esta reflexão por agora.

Pois o próprio tempo um dia mostrará, provará se é ouro, prata, pedra preciosa ou é palha, muita coisa que se diz ter feito em nome do Senhor. É preciso abrir os olhos, sobretudo o coração pra não se perder de Deus, para não perder a unção.” (Ludmila Ferber - Um Novo Tempo)

Um grande abraço,
Helena


*** Palavra extraída do blog do Clube 700, escrita pela ministra Helena Tannure. http://blog.clube700.com.br/

domingo, 13 de junho de 2010

Palavra do Pastor - Momento de Reflexão

JOVENS EM FOCO!

Capítulo 5

Masturbação é pecado?

Masturbação é obter o prazer sexual, tocando as áreas erógenas com as próprias mãos.

Alguns a confundem com o chamado "onanismo".

Na verdade, o pecado de Onã não foi a masturbação, mas sim a desobediência à lei do levirato.

- Pense nas perguntas a seguir:

A) É pecado desejar a mulher do próximo?
B) É pecado pensar em uma pessoa com intenções impuras no coração?

Veja o que diz a bíblia:

"Não cobiçaras a mulher do teu próximo...Nem coisa alguma do teu próximo..."
Êxodo 20.17

"Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já cometeu adultério com ela"
Mateus 5,28

Causas e maneiras de vencer a masturbação:

A) Quando a pessoa está deprimida, ou com

um problema pela frente. A solução para esta situação é aprender a confiar em Deus, entregar-lhe seus cuidados, e descansar nele. (SL 37.5) (SL 118.8) (IS 26.3).

B) Disse um jovem: “Caio na tentação sempre que toco o próprio corpo”. Aconselho que você evite fazer estes toques. Enquanto estiver se ensaboando embaixo do chuveiro, ajudará muito se cantar um hino alegre e barulhento.

C) “Costumo viajar através da mente”

Conforme já frisamos, a maioria dos que praticam o auto-erotismo o faz por desenvolver fantasias sexuais. O moço, ou a moça começa imaginando que aquela pessoa especial está ao seu lado, e a situação vai esquentando.

Veja o que diz a Bíblia em Filipenses 4.8 e medite nesta passagem você tem pensado nestas coisas.

D) Leituras, filmes picantes, revistas pornográficas. Veja o que diz o Sl 100:3, 4, 6, 7.

E) Dirija sua disposição física para outras atividades.

Pratique esportes, caminhadas, ou qualquer outra coisa que lhe proporcione dispêndio de energia. Concluo pedindo que você medite em (I Jo 2.1,2) (Judas 24,25)




Parte 4


Pr. Alexandre Pedroso

Pastor do Distrito Bento Gonçalves.